[Podcast][bigposts]

Taça das Taças - O dia em que o Leão rugiu na Europa

Sporting CP Taça das Taças 1964


Taça dos Clubes Vencedores de Taças ou simplesmente Taça das Taças, foi uma competição de clubes de futebol da Europa, disputada entre a temporada de 1960 até 1999. Hoje substituída pela Liga Europa. A competição teve ao todo 32 vencedores, com o Barcelona o maior vencedor, conquistando a prova 4 vezes.
Um dos clubes mais ecléticos do mundo buscava a sua primeira conquista internacional no futebol.
Os leões que conquistaram a Taça de Portugal em 1962/63, diante do Vitória SC, por 4-0 na final. Ganharam uma vaga para disputar a Taça das Taças na época seguinte.
A época de 1963/64, não corria muito bem, com a equipa leonina eliminada precocemente da Taça de Portugal, diante do Vitória FC, num agregado de 3-2. No campeonato as coisas também não iam muito melhor, terminando em 3º lugar em igualdade pontual com o 4º classificado, Vitória SC, e uma distancia de 12 pontos para o campeão, SL Benfica.
Benfica que vivia os seus melhores anos, e tinha vencido recentemente a Liga dos Campeões, já o Sporting não conseguiu sequer passar da primeira fase da prova, com uma humilhante derrota no agregado por 7-1 diante do Shelbourne da Irlanda.

O Sporting não vivia o melhor perdido de estabilidade, o clube presidido por Viana Rebelo, teve dois treinador na época, arrancou com o Brasileiro, Gentil Cardoso, e terminou com o Português, também de nacionalidade Espanhola, Anselmo Fernández.

Como funcionava a competição, era composta por 1ª e 2ª ronda, Quartos-de-final, Meia-final e final, sempre com 2 mãos obrigatórias a exceção da final, e em caso de empate, um jogo extra, incluindo a final. Seriam ao todo 9 jogos no mínimo, o Sporting jogou 12.

O primeiro jogo foi diante da Atalanta de Itália, a equipa leonina entrava a perder, por 2-0 fora. Mas em casa o leão acordou, e respondeu com um 3-1, empatando a eliminatória, e obrigando a um jogo extra de desempate, jogado novamente em Alvalade, o Sporting repetiu o resultado, e voltava a ganhar por 3-1, e seguia adiante. Nesses encontros já apareceu aquele que viria a ser o homem da prova, Mascarenhas, com 3 golos frente à Atalanta.

O Sporting seguiu para enfrentar o APOEL do Chipre, onde ganhou confortavelmente por 18-1 no agregado. Tendo ganhado em casa por 16-1, com 6 golos de Mascarenhas.

Nos quartos-de-final o Sporting apanhava o primeiro colosso, Manchester United, perdeu por 4-1. Derrota pesada que colocava praticamente um ponto final nas aspirações leoninas.
Na segunda mão, chegava o então novo treinado, Anselmo Fernández, homem que já tinha passado pelos leões, inclusive, pela formação em 1951.

O jogo da segunda mão em Alvalade, começou bem para os leões ao minuto 2’ com uma grande penalidade, cobrada por Osvaldo Silva, dava o mote para o que viria, que ainda na primeira parte bisava. No segundo tempo, os leões continuaram e chegava ao 3º golo depois o 4º, e por fim o hat-trick de Osvaldo Silva, fechava o 5-0, num agregado de 6-4, e os leões seguiam para as meias-finais.

Nas meias, o Sporting apanhou pela frente o Lyon da França, fora ficou a zeros, e em casa em mais um jogo difícil, empate a 1. Tudo para decidir no jogo extra, que mais uma vez era em Alvalade. O jogo não estava fácil novamente, até que aparece Osvaldo Silva aos 64’ para resolver, ao minuto 70’ Jean Dumas jogador do Lyon era expulso, o Sporting conseguiu segurar a margem mínima, e seguia para a tão aguarda final.

A final ficou marcada em Bruxelas, o Sporting enfrentaria o MTK da Hungria.
Os leões entraram a perder, conseguiram dar a volta, e em menos de 2 minutos estavam a perder 3-2. Ernesto de Figueiredo que já tinha marcado na partida, aparece aos 81’ para empatar, e deixar o jogo em 3-3. Obrigando então a mais um jogo, novamente na Bélgica, mas dessa vez em Antuérpia.

15 de maio de 1964, ás 6 e meia da tarde, os leões iam tentar buscar o caneco. O jogo não era fácil, com transmissão em direto, um bocadinho em todo o país havia alguém colado ao pequeno ecrã a preto e branco. Até que ao minuto 19’, um canto para o Sporting, João Morais chega-se para bater, e de forma quase heroica, de canto direto lavava todos os Sportinguistas a loucura. Esse golo incrível, solitário, levava finalmente os leões à conquista da Europa.

Sporting CP Taça das Taças 1964  João Morais
João Morais


Essa edição da Taça da Taças teve vários momentos marcantes, desde a reviravolta frente do Manchester United, ao canto do Morais.
Osvaldo Silva foi também uma das figuras com golos importantes, o melhor marcador da prova, Mascarenhas, com 11 golos em 11 jogos.



Fonte da informação: Zero Zero, Wikipédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário