[Podcast][bigposts]

Mais Futebol Menos Ódio



 Em 2019 escrevi isso "Hoje tenho vergonha de gostar de futebol", uma opinião onde falo da vergonha que sinto por tudo que se passa à volta do futebol. Em 2020, " Estamos a combater a violência no futebol?", onde cito os problemas e o que se tem feito para tentar melhorar a violência no desporto.

Em 2022 nada mudou, aliás, piorou... Com os intervenientes no futebol, desde treinadores a jogadores com comportamentos inaceitáveis em campo, a pessoas que pairam à volta da modalidade e em nada acrescentam, casos de agressões são constantes, e agora o novo normal, perseguição dos jogadores, a imprensa que fala em melhorar o clima no desporto, criam matérias onde alimentam ódios contra atletas. A seguir aos jogos ainda existe programas que descortinam lances de arbitragem, das mesmas pessoas que pedem um ambiente no desporto mais saudável.
Hoje fazemos perseguições digitais aos jogadores, como no caso do Ricardo Esgaio que se viu obrigado a desativar as suas redes-sociais, só por ter errado num lance.
Violência física, holiganismo, como assistimos em Guimarães antes do jogo da Conference League, ou há falta de meios, ou falta de vontade para combater esse problema.

Está tudo igual ou pior, época após época, e a maior frustração, prende-se há falta de formas efetivas de combater esses problemas, às atitudes daqueles que deviam ser o exemplo, aos discursos inflamados de dirigentes desportivos, às análises de escárnio nos media.

Temos todos de melhorar, ver mais futebol, ter menos ódio, mas infelizmente nada vai mudar, porque de cima tudo continuará igual, onde só importa uma coisa, a vitória da minha equipa, não existe amor pelo desporto por parte de ninguém nesse país, apenas pelo clube.



- Como tal, e mesmo sabendo que não vamos conseguir mudar nada, decidimos fazer uma semana sem lançamento do podcast, porque as vezes a melhor resposta é o silêncio.

Sem comentários:

Enviar um comentário