[Podcast][bigposts]

As escolhas do Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo \ Sporting



 

Em julho de 2022, Carlos Daniel escrevia, “O erro que Ronaldo (ainda) pode evitar”. Falando sobre os erros sucessivos depois da saída mal pensada do Real Madrid, e como podia, e deveria ficar no Manchester United, ajudar e dar início a um novo ciclo no clube, aceitado ser uma peça segundaria na equipa, pois a idade chega a todos.

Pois bem, não foi preciso esperar muito para que Cristiano Ronaldo voltasse a criar um furacão no futebol, com uma entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan, que caiu como uma verdadeira bomba em Manchester. Desde críticas aos ex-treinadores, ao atual Erik ten Hag, passando pelos donos do clube inglês. Foram criadas duas barreiras, quem apoiava o craque português, ou quem estava contra ele. No meio, o seu discurso com tantas incongruências, e declarações que cairiam mal pouco depois, como colocar Fernando Santos como dos melhores treinadores do mundo, até ser relegado para o banco no mundial, e esse título não passou de uma frase sem importância. Se formos a incongruências e Cristiano Ronaldo podemos fazer uma lista, é factual, mas não é menos factual que todos nos somos repletos delas, já dizia Raul Seixas, “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Para mim não foram as suas declarações no passado que me chocam, mas sim as do presente, pouco condizentes com as suas ações. Quando meio mundo se questionava o que ganhava Cristiano Ronaldo com aquela entrevista antes do Mundial, havia muitas respostas, mas no fundo todos sabíamos que o principal motivo, era forçar a saída, antes da maior competição de futebol, e no Qatar sair por cima… Mas as portas que estavam fechadas não se abriram e as que ainda estavam entre abertas fecharam-se. Desde a saída forçada ao mau Mundial, a procura de um novo espaço na Europa tornou-se ainda mais complicado, Cristiano Ronaldo alegadamente ter-se-á oferecido a clubes, como o seu ex-amor, Real Madrid, que por breves momentos abriu o seu coração, e deixou o jogador treinar na sua academia, mas Florentino Pérez nunca chamou Ronaldo para “jantar”.

E aqui chegamos ao coração verdade e branco, o mais romântico e não menos importante num jogo de dinheiro.
Em setembro de 2020 o Sporting anunciara que passará a chamar a sua academia, Academia Cristiano Ronaldo. O jogador não só aceitou ceder o seu nome, como marcaria presença na inauguração, mas nunca chegou a aparecer…
Como 37 anos e sem clube, todos os Sportinguistas mantinham uma réstia de esperança, embora financeiramente fosse impossível, poderia Cristiano Ronaldo abrir mão do seu elevado salário, pelo seu clube de formação, uma história de voltar ao início para terminar o legado.

Mas embora o futebol seja um desporto que gere tanto dinheiro em cima da paixão dos adeptos, no final ganha quase sempre o dinheiro em detrimento do amor. Cristiano Ronaldo toma a decisão mais inesperada, face a sua carreira, rumar a Arábia, para jogar no Al-Nassr, tornando-se o jogador mais bem pago do mundo, ganhando 200M€ por época, mais que o Messi, Mbappé e Neymar juntos. Um valor assustador, e ajudando a promover um país ainda mais assustador, país esse que se prepara para ser candidato ao Mundial, e tem como base aumentar a sua popularidade, tal como o Qatar foi fazendo nos últimos anos, passando o craque português para o topo do boneco de propaganda do regime.
Olhando para a escolha do Cristiano Ronaldo, que alega ter recebido propostas de vários clubes, e até de Portugal, resta saber qual, ou quais foram. A sua agência, Gestifute, nega. Lembrando que Cristiano e Jorge Mendes tiveram uma quebra nas relações desde a entrevista ao Piers Morgan, e supostamente já não é agenciado pelo mesmo. É difícil saber quem esta a mentir…  Mas essa declaração do Cristiano coloca o jogador numa posição ainda mais frágil em relação aos Sportinguistas, afinal, poderia ter havido uma sondagem negada pelo jogador, poderia ter voltado ao seu país e ajudado a elevar o campeonato Português, que trava uma batalha injusta contra os grandes campeonatos da Europa.
No final isso não importa nada pois todos sabemos que a vontade do Cristiano Ronaldo voltar esta e sempre esteve mais do lado dele…

Mas então porque é que o Cristiano Ronaldo escolheu o dinheiro, que muitos dizem que ele não precisava. Segundo o jogador, novos desafios, e já ganhou tudo que tinha a ganhar na Europa, mas fugindo a essas conversas feitas que todos sabemos que só fica bem dizer, a escolha, e simples, falamos de 200M€ por ano, a oportunidade de fazer completamente a sua vida e de toda a sua família. Todos dizem que o Cristiano não precisava desse dinheiro, esse é um pensamento dentro das nossas vidas simples, mas se o Cristiano Ronaldo ainda faz tantas publicidades nas suas redes sociais, eu não creio que seja por gosto, é porque ainda precisa.

Cristiano Ronaldo fez um contrato até 2025, terá nessa altura 40 anos, ainda vai a tempo de trazer o romantismo ao futebol, terminando a carreira no Sporting, mas no momento é pouco expetável que o faça.
Até então o jogador na frente mostrou pouco amor pelo seu clube de formação, e por muita suposta ajuda que possa ter dado por de trás das cortinas, as vezes vale mais a que é dada na frente, e na frente infelizmente a muito pouco ou quase nada, de um clube com adeptos que quase davam a vida pela defesa do jogador, mereciam mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário