[Podcast][bigposts]

Análise do plantel - 2021/2022


Análise do plantel 2021/2022 - Sporting Clube de Portugal

Fim da época, vamos as habituais análises da equipa e da época leonina.

Vamos analisar individualmente cada jogador, que realizou um mínimo de 90' minutos, atribuindo as respectivas notas:

[Excelente]
[Muito bom]
[Bom]
[Normal]
[Mau]
[Muito mau]
[Péssimo]

Guarda-redes:


Antonio Adán [Muito bom]
Jogou praticamente todos os jogos do Sporting na época, a sua experiência foi sendo sempre importante, juntamente com a qualidade entre os postes, salvou muitas vezes a equipa, passando ao lado dos destaques, é uma das peças fundamentais desse Sporting.

João Virgínia [Normal]
Emprestado pelo Everton, realizou 8 jogos, em partidas com contornos particulares, não deu para tirar grandes ilações da sua qualidade. É um jovem com margem de progressão, mas apresenta falta de ritmo competitivo, e algumas lacunas em certos momentos de jogo.

Defesa:

 
Sebastián Coates [Muito bom]
Capitão dos leões realiza uma época mais discreta em comparação a última, ainda assim com exibições muito consistentes, sempre muito importante no setor defensivo, e ofensivamente com 5 golos e 1 assistência.
 
Luís Neto [Bom]
Aparece em vários momentos da época onde cumpre com qualidade, mesmo em esforço físico evidente, não é o melhor central da equipa leonina, acaba por ter exibições pobres em jogos grandes, mas é dos mais comprometidos.

Gonçalo Inácio [Muito bom]
Na sequência da época passada, volta a cumprir no setor defensivo com muita consistência e qualidade, tanto defensivamente como ofensivamente com bola.

Zouhair Feddal [Normal]
Época abaixo da anterior, com muitos problemas físicos que o fizeram perder vários jogos por lesão ou gestão de esforço. Quando esteve presente não comprometeu, sem no entanto ter sobressaído. 

Nuno Mendes [Bom]
Realizou apenas 3 jogos antes de rumar ao PSG de França, chegou a discutir o lugar com Rúben Vinagre no arranque da época, mas ainda teve um papel preponderante na conquista da Supertaça, com uma assistência acompanhada de um bom jogo.

Matheus Reis [Excelente]
Depois de meia época em que parecia o patinho feio do plantel, explodiu em 2021/22 tornando-se um indiscutível a central ou ala. Muito sólido defensivamente, mostrando capacidade ofensiva e no transporte com bola.

Pedro Porro [Muito bom]
Foi novamente, e por larga margem, o melhor lateral direito do campeonato. Muito forte tanto defensiva como ofensivamente. Causa enormes desequilíbrios ao longo dos 90' minutos através do envolvimento com os extremos e dos seus cruzamentos. Tem bom remate de meia distância. Apenas os muitos problemas físicos impediram uma excelente época. 

Rúben Vinagre
[Mau]
Começou muito bem a época, mas depois do fatídico jogo frente ao Ajax, mais as lesões, Rúben Vinagre nunca mais conseguiu apanhar o barco, e nas poucas vezes que jogou depois não conseguiu convencer.

Gonçalo Esteves [Bom]
Apareceu com apenas 17 anos, foi somando vários minutos tanto na taça como no campeonato. Com uma qualidade individual acima da média, deixou boas indicações, mas ainda com muito por polir.

Flávio Nazinho [Normal]
Apareceu no início da época em alguns jogos do campeonato e taça, deixando boas indicações sem deslumbrar, mas tal como apareceu no plantel principal desapareceu, deixando até de ser uma possível opção.

Ricardo Esgaio [Normal]
Nunca será o jogador mais popular, teve exibições menos conseguidas, outras suficientes, mas a verdade é que acaba por ser dos jogadores com mais assistências (8).
 

Médio:


João Palhinha [Muito bom]
Uma época marcada por lesões, que foram atrapalhando o seu rendimento, ainda assim no cômputo geral cumpriu com muita qualidade no papel defensivo, e é um jogador único nesse sentido.
 
Mathues Nunes [Excelente]
Um dos jogadores mais importantes do Sporting na época. Muitas dúvidas quanto ao substituto de João Mário, Matheus não só agarrou esse lugar, como elevou a fasquia. É dos jogadores que joga e faz a equipa jogar.
Com um ligeiro baixar de ritmo no final da época, mas mesmo assim é sempre uma peça preponderante.
 
Daniel Bragança [Bom]
No início da época, e devido às suas características, seria o substituto natural de João Mário. Acabou por perder a vaga para Matheus Nunes, mas mostrou todo o seu perfume sempre que foi chamado.

Manuel Ugarte
[Muito bom]
Excelente época de estreia do uruguaio. Não sendo tão forte defensivamente como Palhinha, nem tão bom na transição como Matheus Nunes, parece ser um híbrido dos dois e é bastante acima da média em ambos os lados do terreno. Tem tudo para substituir qualquer um dos colegas de forma segura.

Avançado:


Tiago Tomás  [Mau]
Foi perdendo espaço e preponderância no plantel leonino, saindo para o Estugarda no mercado de janeiro. Acabou por estagnar na sua evolução, somou vários minutos, mas sem conseguir convencer ninguém, marcando apenas 3 golos contra adversários de escalões inferiores, e com exibições abaixo do esperado.

Paulinho [Bom]
Será talvez o jogador mais subvalorizado do plantel. Sendo certo que pecou na finalização em alguns momentos, a sua capacidade técnica e de distribuição de jogo pelos colegas é fundamental para o modelo de jogo do Sporting. Infelizmente para si, aquilo em que se destaca não aparece nas estatísticas.
 
Nuno Santos [Muito bom]
Não sendo titularissimo nessa época, jogou mais a ala do que a avançado, mas os seus números são igualmente bons, 10 golos e 7 assistências. Cresceu muito papel defensivo, e hoje é uma opção muito valida para ala esquerdo, acrescentando sempre muito no ataque.

Pedro Gonçalves [Bom]
Teve contra si o facto de ter feito uma época anterior estratosférica e alguns problemas físicos que o impediram de estar na sua melhor forma durante grande parte da época. Ainda assim conseguiu manter a contribuição nos números da equipa entre golos e assistências, 15 golos e 11 assistências, fazem de Pote o segundo melhor do Sporting.

Jovane Cabral [Normal]
Sai no mercado de janeiro com 3 golos e 1 assistência, um jogador que acrescentava sempre a sair do banco, embora nessa época pouco tenha conseguido mostrar mesmo no papel de suplente.

Bruno Tabata [Bom]
Não teve muitas oportunidades para se mostrar, mas sempre que jogou brindou os adeptos com pormenores de qualidade, é um jogador que pode cumprir variadas posições, e talvez isso tenha relegado o jogador para suplente crónico.

Islam Slimani [Mau]
Chega em janeiro para colmatar a falta de um 9 clássico. Começa bem no que toca aos golos, mas com exibições mais oscilantes.
Mas problemas internos levam-no a um afastamento da equipa, com 12 J, 4G e 1 A.

Pablo Sarabia
[Excelente]
Com uma qualidade diferenciada, Sarabia marcou os adeptos em apenas uma época de empréstimo, 21 golos e 8 assistências, a nível individual fez das suas melhores épocas da carreira, e foi sem dúvida dos melhores da época leonina.

Marcus Edwards
[Muito bom]
Reforço de janeiro, chegou e deslumbrou, com muita qualidade técnica e capacidade de desequilibro, foi uma peça importante, ligado a vários golos, direta e indiretamente. Precisa de melhorar em alguns aspetos, mas deixa ótimas indicações para a próxima época.


 

 

Nota da época do Sporting: 8/10

A época arranca com a conquista da Supertaça, os leões inseridos em todas as competições, começam menos bem na Champions League, mas conseguem um feito incrível, chegar novamente aos Oitavos. Chegam a final da Taça da Liga em janeiro onde conquistam o troféu novamente pelo segundo ano consecutivo. Caem na Taça de Portugal nas meias-finais diante do FCPorto. No campeonato a equipa leonina tremeu, mas manteve-se na luta até ao final, acabando em 2º lugar.




Mais sobre essa matéria no podcast: #116

Sem comentários:

Enviar um comentário